sexta-feira, 30 de março de 2012

Perdoar faz bem e agrada a Deus!

Perdoar é uma das atitudes mais difíceis na vida de milhares de pessoas. O fato de alguém pedir perdão a outrem equivale a dizer que reconhece seu erro e sua culpa, por isso, vai ao encontro de quem foi, efetivamente, atingido por sentimentos, palavras e atos que feriram a sua dignidade. O fato de alguém perdoar significa dizer que reconhece sinceridade no arrependimento daquele que vai ao seu encontro, com a disposição de mudar de atitude.

No plano psico-religioso, o perdão é um ato muito benéfico, sob vários aspectos, como confirma a voz da experiência de cada um. Um desses aspectos é a paz da consciência. O relacionamento entre pessoas, grupos e nações fica ameaçado quando determinados sentimentos, palavras e atitudes ferem o seu direito. Quando isso acontece, criam-se estremecimentos no relacionamento humano que, em muitos casos, rompem fortes vínculos de consanguinidade e sólidos laços de amizade. O perdão é sempre muito benéfico para as pessoas que conseguem refazer sua história, não apenas porque minimizam a razão do distanciamento que se criou na convivência familiar e no relacionamento social, mas, antes, porque dão um passo de qualidade, ao cancelá-la de seu coração e de sua mente. A psicologia e a espiritualidade identificam os benefícios do perdão na vida das pessoas. A melhor linguagem dessa experiência é testemunhada por aquelas pessoas que conseguiram perdoar-se, mutuamente.

Para muitos, o perdão é benéfico, por ser uma conquista humana; para os cristãos, além dessa dimensão, está muito clara a exigência que Jesus colocou na oração do Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.”

Evangelho do dia

Evangelho
Jo:10,31-42;

Descrição: http://www.bibliacatolica.com.br/img/s.gif

31.

Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar.


32.

Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?


33.

Os judeus responderam-lhe: Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus.


34.

Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses (Sl 81,6)?


35.

Se a lei chama deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (ora, a Escritura não pode ser desprezada),


36.

como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus?


37.

Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais.


38.

Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.


39.

Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos.


40.

Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.


41.

Muitos foram a ele e diziam: João não fez milagre algum,


42.

mas tudo o que João falou deste homem era verdade. E muitos acreditaram nele.



Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php#ixzz1qbWZN1Sv

quarta-feira, 28 de março de 2012

Pecado

O pecado é a ação livre e consciente do homem através da qual ele transgride as leis divinas. Trata-se , portanto , de um ato de desrespeito à misericórdia e à justiça infinitas de Deus , que nos deu a lei e a graça de Cristo , para que vivêssemos apartados do pecado e encontrássemos definitivamente a salvação e a vida eterna.

O pecado é um ato de desordem contra a organização natural do mundo e contra a nossa ordem interna , enquanto ser que possui uma dimensão material e espiritual , hierarquizada. O pecado quebra a hierarquia do espiritual sobre o físico , da razão sobre os sentidos , de bem sobre o mal. As consequências nefastas do pecado voltam-se , inicialmente , contra a própria pessoa e logo em seguida contra o próximo. O pecado é um ato de desamor do homem em relação a Deus e também em relação à própria pessoa e aos demais membros da comunidade. Por mais que o autor de um ato pecaminoso possa pensar estar agindo a seu favor.

O pecado entrou no mundo pela ação do homem primevo que desejou ir além dos limites impostos por Deus e assim apartou-se da graça , da paz e da justiça divinas , sendo expulso do estado de perfeição em que vivia , arcando com as consequências de seu ato de desamor por Aquele que nos deu a vida e a santidade , para a glória eterna junto a Ele. O homem , então , ficou sujeito ao erro , ao pecado , ao sofrimento e à morte . Somente a graça de Cristo poderia reparar essa afronta tremenda do homem a Deus e assim devolver a graça perdida às almas daquelas pessoas que livremente acolhem a mensagem redentora.
________________________________________________

Classificações do Pecado
________________________________________________

1 - Pecados veniais são pecados 'leves' ou perdoáveis pela via extra-sacramental , através da realização de obras penitentes. A Igreja , não obstante , recomenda vivamente a confissão dos pecados veniais.

São pequenas faltas morais , como , por exemplo , omitir algum fato , negligenciar quanto à obrigação como cristão no âmbito dos deveres impostos pela lei canônica , dizer alguma mentira sem maior importância e etc.

O pecado venial acumulado em nossas almas não pode se transformar em pecado mortal , porque o pecado mortal está associado a atos específicos. Um ato pecaminoso em termos veniais , não pode se tornar pecado mortal por acumulação. O pecado venial não agride a substância da lei divina e não apaga a graça em nossa alma. De todo modo , também é uma forma de afastamento do amor e da misericórdia de Deus que deve ser evitada. Principalmente porque , uma vez , acumulado , o pecado venial , nos predispõem ao pecado mortal e debilita a caridade em nossa alma .
________________________________________________

2 - O Pecado Mortal é aquela falta moral que sempre elimina a graça divina da nossa alma , rompendo a amizade do homem com Deus.

Cometemos pecados sempre quando agimos livre e conscientemente -- ações adotadas por constrangimento externo insuperável ou por ignorância , não constituem pecado , não implicam em culpa pessoal ao autor da referida ação pecaminosa. O único pecado herdado é o pecado original que é transmitido por geração sem responsabilidade pessoal do homem.

Existe gravidade diferenciada no âmbito dos pecados considerados de caráter mortal. Pecados mortais são , por exemplo , pecar contra os Dez Mandamentos e pecar contra o Espírito Santo.

quarta-feira, 7 de março de 2012

AMOR ÁGAPE

                                                       
                                                         "...EU VI O SENHOR...(JO. 20,11-18)

               Durante a celebração da Santa Missa neste domingo( 04/03/2012), olhando para aquele Sacerdote no altar, eu me lembrava de quando me encontrei novamente com Jesus. Pude ver o Senhor não no homem, mas, através do Sacerdote que me olhava nos olhos e dizendo pra mim que precisava no meio de toda aquela turbulência de pecado que estava vivendo, que era preciso tomar uma decisão, e a vida é assim, de caminhos e escolhas, e cada uma delas terá as suas consequências, é por isso que Jesus disse da-me o teu fardo, toma o meu julgo que é leve, o problema é que sempre queremos carregar os dois, a cruz e o fardo através das nossas próprias forças, através da nossa própria razão querendo ser deus em nossa vida.
             Conheço muitos que como eu viram o Senhor através daquele Sacerdote, muitos leprosos do álcool, do cigarro, das drogas, muitos com espíritos da prostituição, do adultério, da mentira, da difamação, irmãos que hoje podemos ver neles a luz em suas vidas, em suas famílias. Ovelhas machucadas e feridas, curadas pelo amor a dedicação a seu sacerdote, servindo e nos mostrando a face de Cristo. Puder ouvir deste homem a voz de Jesus quando disse " ...Lazaro vem pra fora..."( Jo. 11,43), foi então que ressuscitei da morte em vida do pecado que vivia, caiu as escamas dos olhos e pude novamente enxergar  e ver a vida na liberdade de Deus, respirar ares puros, voar e caminhar sem usar de muletas de mentiras. O perdão que recebi de Deus e da minha família curaram todas as cicatrizes, e aqueles que me sepultaram na fé, na afetividade, me dizeram não tem geito, se afastaram, puder ver  seus olhos admirados o Jesus disse " ...se crerem verão a Gloria de Deus..." ( Jo. 11,40).
                   Jesus disse: Eu posso, Eu quero, Eu realizo o que homem é incapaz,  porque meu amor é maior que tudo, é mais que tudo, e nada pode te separar desse amor, nada, nem a dor, nem a solidão, nem a morte, nem a tribulação, nada, porque Eu Sou Deus, e tudo que pedir com fé eu vos darei...
                   Muitas outras coisas nos mostrou e ensinou, como um pai educa seu filho, e assim sentimos,  e como um faca  corta um pedaço de nós, nos diz de sua viagem, de sua ida, não tente explicar isto a uma criança que se sente tão amada, protegida pela presença paterna, que será por algum tempo...Então o vejo agora, com todas aqueles fieis querendo dizer não vá, mas ao mesmo tempo entendo, o que é preciso ser feito, somos assim, não queremos perder quem amamos, queremos que os Pais sejam eternos.
                     ....continua

quinta-feira, 1 de março de 2012

ORAÇÃO NOSSA SENHORA PASSA NA FRENTE

                                                  Maria passa na frente e vai abrindo estradas e abrindo portas e portões, abrindo casas e corações. A Mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção. Maria passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai Mãe, vai acalmando, serenando e amansando os corações. Vai acabando com o ódio, rancores, mágoas e maldições. Vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações. Vai tirando teus filhos das perdições. Maria passa na frente e cuida  de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos os teus filhos. Maria Tu és a Mãe também porteira. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas nos caminhos. Maria eu te peço passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de Ti. Ninguém pode dizer que foi decepcionado por Ti, depois de ter chamado ou invocado. Só tu, com o poder de teu filho, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Nossa Senhora, faço esta oração pedindo a tua proteção, rezando um Pai Nosso e três Ave Marias. Amém.